INSTRUMENTAL DOS JOVENS

Baixe o Arquivo Original em PDF Aqui 


ESTATUTO PARTICULAR DA PROVÍNCIA SÃO JOSÉ DA OCDS
Atribuições da Comissão de Jovens

IV – Comissão de Jovens: A Comissão de Jovens trabalha com os jovens membros das Comunidades e Grupos da OCDS promovendo a espiritualidade carmelitana em uma linguagem apropriada a eles. Possui os seguintes objetivos:
a) promover encontros ou congressos periódicos voltados aos jovens;
b) apoiar o Conselho Provincial, bem com as Comunidades e Grupos da Província, em iniciativas voltadas aos jovens;
c) elaborar formações específicas para jovens;
d) apoiar a Comissão Vocacional em encontros para jovens que queiram conhecer a espiritualidade carmelitana.


PROPOSTAS E METAS OBJETIVAS PARA O TRIÊNIO 2016-2019

O Carmelo, que é reflexo da Igreja, não pode deixar que a juventude não tenha seu lugar garantido nas preocupações do dia a dia da província, seria uma contradição contra o próprio carisma, já que o próprio Carmelo doou para Igreja grandes santos jovens. É também preocupante o descaso que as comunidades dão aos jovens em nossa província, salvo algumas poucas comunidades, pois o jovem é protagonista dessa engrenagem. Enquanto outras congregações e novas comunidades se utilizam de nossos santos jovens para atraírem para seus carismas os jovens, nós por sua vez não damos a devida importância e atenção à juventude. A Igreja do Brasil e as diretrizes da Santa Sé fazem grande esforço para realizar quaisquer atividades que envolvam os jovens. É um aspecto delicado e crucial, se amamos o Carmelo devemos ter todo empenho e desvelo para que mais jovens conheçam nosso carisma e possam, assim como nossos santos, serem instrumentos de mais conversões a Deus, razão última de nosso ser.


COMISSÃO:

1. A comissão deve ser composta por jovens sem restrição de idade, pelo menos neste triênio (2016-2019), devido à falta de opções suficientes para compô-la, contanto o jovem escolhido tenha um espírito jovem, um desejo de trabalhar com jovens e maturidade para exercer tal função.
2. Seria importante que a comissão seja composta com representatividades de cada região (RJ, SP, MG/Centro-Oeste, Norte/Nordeste), que de preferência seja numa quantidade de no máximo seis jovens.
3. Nesta composição, é necessário que se passe a ter funções e equipes pré-definidas dentro da comissão:
      a.   Funções Administrativas:
- Coordenador:
- Vice-coordenador
- Secretaria
- Tesouraria
b.      Equipes de Trabalho
- Comunicação (Mídias Sociais)
- Formação (em diálogo com a Comissão de Formação)
- Assessores Adultos para os Jovens (Idem)
4. É necessário também uma Estrutura viável para que os trabalhos da Comissão possam chegar aos jovens de forma geral, mas também de maneira específica em suas comunidades/grupos. Sugestão:
      
     - Comissão de Jovens (representatividade por região)
            - Delegado para os Jovens (designado pelo Provincial)

     - Coordenador da Região (podendo ser ou não da comissão)
            - Assessor Adulto para os Jovens (podendo ser dar OCDS, Frade ou Monja)

     - Sub-Comissão (Representantes Locais – por cidade)
        - procurar estar inserido no Setor de Juventude da Arquidiocese ou Conselho do Laicato da Arquidiocese.

5. Deve ser dever da comissão trabalhar para que haja não só um apoio, mas também um diálogo maior com o Conselho Provincial OCDS, as Comunidade e Grupos OCDS, Comissão Vocacional, e também com os Frades e Monjas, gerando unidade enquanto Família Carmelitana, na intenção de se haver um cuidado maior com os jovens que chegam até o Carmelo.
6. A Comissão de Jovens passará a ter formação específica dentro da comissão principalmente sobre Liderança e Documentos da Igreja para os Jovens em unidade com a Comissão de Formação, e também um incentivo em participar da Escola de Formação em diálogo com os presidentes de Comunidade/Grupo na questão do custeio.
7. A Comissão de Jovens exercerá um trabalho de aproximação e cuidado com os jovens.
8. O triênio deve começar com um recadastramento geral dos jovens que deve durar cerca de 3 meses no máximo, e deve ser atualizado a cada começo de ano.
9. Cabe a comissão de jovens se inserir na Pastoral Juvenil da CNBB, na parte da Juventude de Congregações, na intenção de ter um contato maior da Igreja do Brasil.


CARMELO JOVEM

1. Faixa Etária: até 30 anos.
2. Estado Civil: não foi decidido, mas em comum acordo foi visto que é necessário que se existam entre os jovens casais referenciais, que não pertençam somente na comissão de casais ou façam parte de encontro de casais.
3. Encontros Nacionais, Regionais e Locais:
3.1   Congresso de Jovens
- Específico para Jovens que já estão inseridos na Vocação Carmelitana
- Anual
- Rotativo: São Roque e outra cidade
3.2   Encontro Aberto para os Jovens
- Encontro por Região
- Encontro que tenha por finalidade de divulgação da Vocação
- Período a decidir por região, contanto que aconteça pelo menos uma vez no ano.
3.3   Encontro Fechado para os Jovens
- Encontro Local (por cidade)
- Encontro que tenha por finalidade a formação específica e convivência fraterna entre os jovens da mesma cidade.
- Período a decidir pelo representante local em diálogo com a coordenador da região e Comissão de Jovens, contanto que aconteça no máximo de 3 em 3 meses.
4. Formação Específica para os Jovens a nível Local em unidade e diálogo com a Comissão de Formação e incentivar estes jovens a participar também da Escola de Formação.


Comissão de Jovens da OCDS



Nenhum comentário:

Postar um comentário