HISTÓRICO

Tudo começou durante a realização do XIX Congresso da OCDS, em São Roque, cujo tema era: “Edith Stein, Uma Espiritualidade de Fronteira“, onde se deu início a um novo apostolado dentro da OCDS, com o objetivo de na força do Espírito Santo, gerar almas novas à Cristo.

A nova Comissão, assistida pela Província do Sudeste do Brasil (Província São José), com o intuito e o comprometimento de levar uma nova e profunda experiência de Deus, transmitindo ao mundo jovem o profundo silêncio carmelita, buscando conhecer a espiritualidade dos nossos Santos, organiza com muito afinco o I Encontro de Jovens em Piumhi - MG, em Setembro de 2.004, com o Tema: “Como Pássaros, Sentinelas da Manhã”.

Foi um Encontro maravilhoso que ficou na lembrança de todos que lá puderam estar. Era assim o inicio de um trabalho, de uma caminhada em busca da Juventude Carmelitana...

“Sede como pássaros que ao pousarem um instante sobre ramos muito leves sente-nos ceder, mas cantam. Eles sabem que possuem ASAS!”

Sabendo-se que não se pode parar no Caminho, foi dada continuidade a este trabalho e juntos com a Comissão de Presidentes e Mestres, em Itaici-SP, em 2005, realizava-se o II Encontro de Jovens com o Tema: “Descalça-te”, O chamado...

Por isto a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração...

Era necessário o despojamento, tirar as sandálias e continuar o caminho, mesmo com as quedas e os espinhos, mas é preciso sempre seguir em frente.

Em 2.006, realiza-se em Caratinga- MG, o III Encontro de Jovens, como o Tema: “Busca-te em Mim”! Foi um Encontro dinâmico, alegre e maravilhoso. De uma vivencia maravilhosa da graça de Deus em nossas vidas. Foi um verdadeiro Buscar e Encontrar, no Nosso Deus de Amor.

Nessa caminhada de profundo aprendizado, vimos que não poderíamos nos reter apenas nos Jovens, e por graça de Deus, nos abrimos aos Jovens e também as Iniciantes, que começando a conhecer e a beber desta espiritualidade, podem conhecer o Carmelo, que em nossos Encontros, lhe são apresentados de forma dinâmica e profunda.

Nesta dimensão, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte - Minas Gerais, em 2007, aconteceu o IV Encontro de Jovens e Iniciantes da OCDS, juntamente com o Encontro de Presidentes e Mestres, buscando assim, um maior entrosamento e levando-nos a termos a oportunidade de nos conhecermos.

Este Encontro teve como Tema: “Não quero ser Santa pela metade”, com a Vivência da Santidade nas pequenas coisas...